top of page
Buscar
  • Foto do escritorFertvida Prime

Saiba se é possível engravidar após fazer laqueadura.

Atualizado: 19 de out. de 2020


A escolha de um método contraceptivo precisa ser bem pensado antes de ser escolhido tanto para mulher como também para o casal. A decisão definitiva de não ter mais filhos, como a realização da laqueadura na mulher, é algo que exige uma maior busca de informação para que futuramente não se tenha arrependimento.

O ginecologista e especialista em reprodução humana, Dr. André Luiz, explica que o procedimento é simples e de rápida recuperação. “É uma cirurgia simples, que fecha as tubas uterinas impedindo a passagem do óvulo e do espermatozoide por meio do corte e amarração das duas extremidades das tubas uterinas”, afirma o médico.

Por ser uma cirurgia que causa a esterilidade na mulher, a decisão de ser realizada a laqueadura precisa ser bem pensada, pois a paciente pode acabar se arrependendo ao longo do tempo. O especialista conta que algumas mulheres sofrem depressão após realizarem o procedimento por não conseguirem absorver a ideia de não serem mais férteis, e se sentem menos femininas por isso. Mas que se caso elas queiram voltar a ser férteis, elas podem recorrer a reversão do procedimento.

O Dr. André Luiz fala que a cirurgia de reversão não é simples, mas que é possível em 80% dos casos. “Para que a reversão seja realizada com sucesso, se espera que as tubas tenham sido preservadas quando foi realizado o procedimento e que a tuba uterina não esteja dilatada. Além de que a cirurgia é realizada por laparoscopia, onde são feitos pequenos cortes, onde a paciente logo se recupera”, conta o ginecologista.

Sendo bem sucedida a cirurgia, a recuperação da fertilização volta em 30 dias, após tiver completado o ciclo da menstruação. O médico explica que apesar da fertilidade reduzir em até 20%, as pacientes tem muitas chances de engravidarem. “As pacientes que passam por esse procedimento podem engravidar dentre 12 meses, mas é bastante importante que a paciente sempre converse com o seu ginecologista, para que ele possa lhe orientar sobre o melhor método contraceptivo, para que não haja um arrependimento futuro”, finaliza.


216 visualizações1 comentário
bottom of page